Post05

Da mesma forma que Pessoas Físicas possuem CPF e Certidão de Nascimento, toda empresa aberta no Brasil, para funcionar regularmente, deve estar inscrita no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas. O CNPJ é algo relativamente novo: foi criado em 1998 através da Instrução Normativa SRF n° 27. Sua chegada veio em substituição ao antigo CGC (Cadastro Geral de Contribuintes).

Bem, voltando ao CNPJ: a cada nova empresa que é registrada no Brasil, ela tem atribuído um número (o CNPJ), que a identifica, além de informar seu porte, atividades que exerce, dentre outras informações. O cartão CNPJ é basicamente um comprovante de inscrição que reúne todas essas informações e atesta que que sua empresa de fato existe. Nele estão diversas informações sobre o seu negócio. A principal delas, claro, é o número do CNPJ, que é composto por um conjunto de 14 dígitos. 

 

Quais informações estão no cartão CNPJ?

Na hora da emissão do cartão CNPJ, além do seu número do seu Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica e data de abertura da sua empresa, o Comprovante de Inscrição e Situação Cadastral gerado concentra as seguintes informações: 

 

  • Nome empresarial, nome fantasia do seu negócio e porte do seu negócio; 

  • Códigos das atividades econômicas principal e secundárias;

  • Código e descrição da natureza jurídica;

  • Endereço e demais informações de contato; 

  • Status da situação cadastral.